sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sou Rio Grande, sou gaúcho, sou a estampa farroupilha

Neste chão que Deus me deu morada
Fui imigrante, fui tropeiro
Fui frei e índio guerreiro
De farrapo segurei morteiro
E entre maragatos rubros
E chimangos brancos
Fui gaucho.
 
Foi neste chão,
Que vi o verde das pastagens
Se dourar dos arrozais
E entre anus e pardais
Ouvi por quem cantam os cardeais
 
Voei nas vozes dos grandes mestres
 - E fiz poesias.
Ouvi o choro de um peão
Com seu único amigo morto em suas mãos
E o choro baixinho de um cusco
Que foi judiado sem ser redomão
 
Foi aqui que aprendi a ser gaucho
Nesta terra de heróis farroupilhas
Neste chão de hombridade e revolução
Vivi dias de peão e de homem de verdade.
 
                                                           Nepomuceno Alves
                                               Lavras do Sul, 14-setembro-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário